Edição 1 - Novembro/Dezembro 1984 - Página 4 - ISSN 0104-2386

AO Number 1 - November-December 1984 - P.4

 

Rápidas

* A Fundação Zoobotânica Mário Nardelli (Nilópolis - RJ) obtém os primeiros filhotes nesta estação de criação. O Sr. Pedro Nardelli informa que, coincidentemente, o início parece ser promissor; afinal, naquela maior criação de cracídeos, os primeiros exemplares a nascerem este ano são do quase extinto Mitu mitu mitu, o Mutum-do-Nordeste.

* Um novo fabricante de Anéis (o dicionário de Aurélio Buarque de Holanda não registra a palavra Anilha) para pássaros é o Sr. Gabriele Baraldi. Ele informa que sua produção diária pode atingir mil unidades e que está limitada a anéis invioláveis, em diversos diâmetros. As cores podem ser: preta, azul, verde, vermelha e dourada. Para 85 ele anuncia um acabamento em acrílico. Seus anéis estão sendo distribuídos pela ABOA.

* A AIO - Amicale Internationale Ornithologique - uma entidade que visa o desenvolvimento da ornitologia mundial através do intercâmbio de informações, já tem seu estatuto praticamente definido. Sua sede é em Montpellier - França. Além dos 30 membros fundadores, a AIO estará brevemente ampliando seu quadro de membros associados.

* O Canário Negro continua a ser tema de vários artigos em diversas publicações. O mais recente, intitulado "El Canário Negro: Un Sueño Posíble?", do Dr. Angel Martín Minaño, da Espanha, da Espanha, um longo e interessante artigo, ainda não publicado, mereceu o seguinte comentário (entre outras observações feitas) do Sr. Giuseppe Paolo Mignone: "... embora aceitável em linhas teóricas, parece-me que quanto à sua linha experimental os resultados poderão ser decepcionantes, pelo menos o quanto se sabe até o presente momento a respeito de hibridação com ação melânica". Recentemente em Montevidéu se anunciou o aparecimento de outro canário negro, desta vez uma fêmea (o C. Negro brasileiro era macho).

* O Sr. Ademir Eugênio Lopes, de Niterói, informa que a revista "Canaricultura e Ornitologia" nº 35 estará brevemente sendo apresentada. Ela terá como capa uma arara. Nesta ano aquela publicação completa 30 anos.

* O Sr. Ivan Oliveira comunicou que a revista "Viveiros e Aquários" agora pertence à Sra. Laura Barreto, da Editora Terra Boa (Av. das Américas, 2300 - bl. A-s/301-22600-RJ).

* A revista parisiense "Le Jornal des Oiseaux" apresenta neste mês fotos de psitacídeos brasileiros em sua capa; elas foram obtidas no criadouro do Sr. Nelson Kawall, de São Paulo.

* A beleza da imagem dos pássaros Alcança grande sucesso atualmente no Brasil. Além de séries em selos e cartões postais bem apresentados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, os pássaros brasileiros estão sendo divulgados em uma bela coleção editada pela Paraná Cart em colaboração do COA, já apresentou seu livro "Aves do Paraná".

* A idéia de oferecer belas ilustrações feitas pelo pintor naturalista Sr. Etienne Demonte sobre os Beija-flores foi inteligentemente aproveitada pelo laboratório Roche, que já iniciou distribuição à classe médica de todo o Brasil. O Roche já oferece à mesma classe edições especiais da "Revista Geográfica Universal", onde aparecem freqüentemente fotos de nossas aves, obtida pelo jornalista e fotógrafo Luiz Cláudio Marigo.

* Durante o Campeonato Brasileiro deste ano a Sociedade Ornitológica Londrinense apresentou uma gravação didática com canto e padrões de julgamento dos canários de canto: Hazer, Malinois e Timbrado Espanhol. Criadores de curiós parecem desenvolver estudos para os critérios de julgamento e padronização de canto, com definições em cinco variedades. Com a possível introdução da nova portaria do IBDF, que o Dr. Paulo Jordan informa será autorizada brevemente, imagina-se o interesse semelhante nos criadores de Azulão, Trinca-Ferro, Cardeal, Coleirinha etc.

* O professor Jacques Vielliard, do Departamento de Zoologia, Instituto de Biologia, da UNICAMP-SP, informa sobre o estudo que desenvolve sobre a catalogação sonográfica dos cantos de pássaros. Ele organizou uma coleção de gravações de cantos das aves silvestres do Brasil, junto com um laboratório de análises dos sons, em Campinas.

* Participantes da recente Assembléia Extraordinária de Representantes da ABOA, puderam observar um casal de Sabiá Laranjeira (Turdus rufiventris) criando em liberdade os seus filhotes. Durante os debates na Assembléia, se podia apreciar o canto vigoroso do macho, que definia o domínio do seu território: justamente toda área onde se localiza a nova sede da ABOA. Uma reflexão a mais para os criadores dos canários africanos, periquitos australianos...

* A partir de dezembro deste ano a ABOA tem o seguinte endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 455 - Parque Dr. Fernando Costa - Água Branca - 05001 - São Paulo. O telefone atual é: 228-7288. Do dia 1 de dezembro a 10 de janeiro haverá férias coletivas.

* Vários criadores confirmam 84 como ano favorável para estação de criação. Alguns já adquiriram mais anéis e novas voadeiras para filhotes.

Em algumas lojas de aves do Rio de Janeiro pode-se observar ainda a venda de poleiros de madeira, revestidos com lixa. O Sr. John Bernacki em artigo publicado na revista "American Cage-Bird Magazine" diz "A venda dos poleiros recobertos por papel arenoso deveria ser proscrita. Estes revestimentos lixam as partes de baixo dos pés. Algumas vezes toda a pele pode ser afetada, deixando uma massa ensangüentada".

* Os simples, práticos e recomendados poleiros plásticos não parecem merecer a atenção dos fabricantes de acessórios no Brasil.

* O Sr. Nelson Barg, de Jaraguá do Sul - SC, informa que uma fábrica de máquinas (Kreis) desenvolve uma nova "limpadora de sementes para pássaros".

* O Sr. L. J. Tielens, secretário geral da COM, recentemente enviou (para possível publicação) sua "Proposição de Padrão para o Canário Acetinado".

* Após seu regresso da Califórnia, onde ampliou suas pesquisas, o Sr. Rolf Grantsau continua elaborando seu livro sobre as aves do Brasil.

* A Sra. Liliane Weinberg (R. Sara Vilela, 83-22460-RJ) desenvolve uma catalogação e registro fotográfico dos pássaros do Rio de Janeiro. Ela demonstra interesse em permutar dispositivos dos nossos pássaros.

* O Clube de Observadores de Aves estuda possibilidade de criar o núcleo do Rio de Janeiro.

* A grade metálica colocada acima do fundo de gaiolas ou viveiros já é utilizada há muito como conquista de técnica de criação, evitando que os pássaros entrem em contato com dejetos. E essa maneira profilática ainda não foi totalmente assimilada por criadores de muitos dos pássaros brasileiros.

* Um "espaço para os pássaros" está sendo conquistado no jornal "Folha de São Paulo". Apresentada sempre aos domingos, a seção PÊLO & PENA procura divulgar algumas atividades da ornitologia amadora junto ao grande público.

* O editorial da revista SOL'84, Apresentada no Campeonato Brasileiro deste ano, observa a reprodução em pureza (entre espécies iguais) como forma de preservação sendo a hibridação relegada a plano posterior.

* O Passeio Público de Curitiba, em seu ZÔO, apresenta neste mês de novembro uma curiosidade: duas fêmeas do o papagaio Amazonas vinacea acasaladas com um único macho, em mesmo viveiro e com suas respectivas ninhadas. O Sr. Francisco Cuminese informa desconhecer fato similar com aquela espécie.

* O professor Antonio Ribeiro lançou o livro, de 160 páginas, "Curió do Maranhão", onde apresenta sua longa experiência sobre o "amigo do homem".

* "O Noticioso" é o órgão informativo da União dos Criadores do Periquito Australiano - UCPA.

* O Dr. Roberto Gonçalves Oliveira, nos anais da SSRO, recentemente apresentados, mostra dois casos raros em Cardeal-do-Sul (Paroaria coronata): a variação da cor na plumagem e o mutante "frisado". A Sociedade Sul-Riograndense (CP829-90000 - P. Alegre - RS) também publica a revista SULÓRNIS, trimestralmente.

* O professor Félix Pérez y Perez, de Madrid, manifestou há poucas semanas o desejo de escrever artigos sobre canaricultura para publicação brasileira. Ele é autor do livro "Bases Biológicas y de Aplicación Practica de la Canaricultura", um tratado de 536 páginas.

* A revista "Cães & Companhia" apresenta uma seção destinada aos pássaros. O Sr. Paulo Flexa, da Soc. Ornit. Bandeirante - SOB, coordena a informação.

* O Sr. Ênnio Flecha informa que neste início de novembro, quando a estação de criação dos seus pássaros é mais intensa, tem praticamente todos os casais combinados. Ele se especializou em mutações de granívoros brasileiros.

* O Dr.Pompeu Costa ora constrói em Fortaleza, um canaril procurando atender aos modernos requisitos do manejo da canaricultura. Espera-se para breve a criação de novas sociedades ornitológicas no Ceará.

ESPÉCIES DE ORYZOBORUS

Fêmea de Bicudo alimenta seus filhotes de 8 dias. Exemplares do criadouro do Sr. Francisco Bernardes, de Brasília - DF

* Em recente pesquisa realizada por Aloísio Tostes e Gabriel de Andrade, 10 espécies e subespécies do gênero Oryzoborus foram catalogadas. São elas:

1 Oryzoborus angolensis angolensis

2 Oryzoborus angolensis torridus

3 Oryzoborus nutinggi

4 Oryzoborus crassirostriss

5 Oryzoborus maximiliani magnirostris

6 Oryzoborus maximiliani gigantirostris

7 Oryzoborus maximiliani atrirostris

8 Oryzoborus maximiliani occidentailis

9 Oryzoborus maximiliani maximiliani

10 Oryzoborus funereus.

Sr. Neival Costa Reis, representante da SOES (Soc. Ornit. Espírito Santo), em visita à nova sede da ABOA. A SOES sediará em 1985 o 34º Campeonato Brasileiro de Ornitologia

 

 

 

AO - SERVIÇOS - LINKS