Edição 2 - Janeiro/Fevereiro 1985 - Página 3/4 - ISSN 0104-2386

AO Number 2 - January-February 1985 - P.3/4

Rápidas

* A SOR - Sociedade Ornitológica Riograndense promove anualmente quatro Torneios de Canto e Fibra de AZULÃO e CARDEAL. Contando atualmente com cerca de 400 sócios ativos, 80 são registrados junto ao IBDF. o Sr. Carlos Foschiera, que preside a SOR, enumera entre muitas atividades daquela Sociedade, a participação da EXPOINTER em Esteio (RS), dos Campeonatos estadual da FOG e brasileiro.

* E o Nordeste ornitológico parece tomar um grande impulso atualmente. A SON - Sociedade Ornitológica Norteriograndense, através do seu presidente, Dr. Benedito Tadeu, comunica o desenvolvimento de uma nova consciência, visando o aperfeiçoamento da ornitologia na região Potiguar. A ACEC - Associação dos Canaricultores do Estado do Ceará - procura se reestruturar: o seu diretor técnico, Dr. Pompeu Costa, acredita que brevemente Fortaleza tenha sua sociedade ornitológica em grande atividade. A ASOA - Associação Sergipana de Ornitologia Amadora, fundada em setembro do ano passado, presidia por Saul Santana, já anuncia para abril sua primeira exposição.

* Sessenta e uma entidades estão atualmente filiadas à ABOA: suas siglas são ABC, ABOC, ABPA, ACBPR, ACCI, ACCRP, ACO, ACCPAR, ACPEA, AICCPI, AJAC, AIC, AOA, ARA, ARO, AVEC CCC, CCCC, CCCS, CCCJ, CCM, CMCP, CORB, CG, CJCC, COM, CPCCF, CRAC, CRP, RCC, RCSP, SANO, SBO, SICO, SJCO, SMEC, SOB, SOBC, SOC, SOCO, SOES, SOL, SOM, SOMS, SON, SOP, SOR, SOVA, SPCO, SOS, SOV, UCCC, UCPA, UCPI, UCPP, UCRB, UCRP, UGCC, UNCC, UOSC, E UOVP.

* No final do ano passado a SOB - Soc. Ornitológica Bandeirante completou 20 anos de atividades ininterruptas. Com o encerramento da revista o CANARINHO, onde apresentava suas informações, a SOB resolveu editar, a partir de setembro último, o periódico bimestral SOBoletim.

* A revista SOM nº 29 apresenta em sua capa fotos obtidas por Luiz Cláudio Marigo. A ativa Sociedade Ornitológica Mineira também apresenta o seu INFORMATIVO SOM; no nº 65 informa sobre torneios realizados em dezembro de 84: o "9º Torneio de Bicudos e Curiós", o "3º de Trincas-Ferro" e o "2º de Azulões".

* A FENABICO - Federação Nacional dos Criadores de Bicudos e Curiós mantém a publicação do seu periódico BICURIÓ, editado em Brasília.

* A Secretaria Especial do Meio Ambiente do Mato Grosso Do Sul, através do INAMB - Instituto de Preservação e Controle Ambiental, vem apresentando o informativo AMBIENTE E VIDA.

* A Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza edita periodicamente o Boletim FBCN (r. Miranda Valverde, 103 - Botafogo 22281 RIO).

* Com o apoio do IBDF, CEMAVE, IEF, CNPq, FBCN, COA, SOM, CEMIG, TRANSBRASIL, BRADESCO, SOUZA CRUZ, Pref. Municipal de Curitiba, Floresta Acesita, The International Council for Preservation Bird, Fish Wildlife Service, e World Wildlife Foundation, a Universidade Federal de Viçosa estará apresentando, de 21 a 24 de janeiro deste ano o 1º ENCONTRO NACIONAL DE ANILHADORES DE AVES.

* Iniciado no Rio Grande do Sul, o COA - Clube de Observadores de Aves vem desenvolvendo vários núcleos. Após as instalações dos núcleos do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Brasília e São Paulo (este em setembro último), já que estão definidas as criações dos núcleos do Rio de Janeiro e Bahia, segundo informações do presidente do COA BRASIL, Dr. Pedro Scherer.

* A coleção de cartões postais AVES BRASILEIRAS, do COA PR, é composta de 16 fotos obtidas pelo fotógrafo profissional Haroldo Palo Júnior.

* A SOL - Sociedade Ornitológica Londrinense, espera apresentar na sua revista SOL'85 um atualizado cadastro de publicações ornitológicas mundiais, ampliando em dobro a sua lista de 60, apresentada no ano passado.

* Os ornitófilos brasileiros estão felizes com o retorno, após tratamento de saúde, do Sr. Pedro dos Santos Calado, conhecido criador de São Paulo.

* A AOA é a associação ornitológica que representa uma cidade de pássaros, no mínimo em nome; ARAPONGAS é uma cidade do norte do Paraná, onde todas suas ruas homenageiam as nossas aves.

* E rua da Andorinha, ou melhor, rue de l'Hirondelle, nº19 é o endereço do Sr. Maurice Pomarede, o presidente da AIO - Amicale Internationale Ornithologique, em Montpellier (34100), França.

* A Amicale desenvolve para este 85 uma série de atividades, inclusive a esperada elaboração de sua publicação periódica.

* Um dos membros da AIO nos Estados Unidos é o Sr. Tony Bucci. Além de canários ele cria pássaros da Austrália, África e Europa. Também ele informa que sua coleção inclui Neophemas e suas mutações e que espera poder criar também os Carduelis (Spinus) xanthogastra e atrata.

* Richard Howard e Alick Moore apresentaram em 80 o "A Complete Checklist of the Birds of the World". O nosso pintassilgo-do- nordeste está classificado como Carduelis yarrellii (Yellow-faced Siskin) e o pintassilgo-do-sul como Carduelis magellanica icterica (Hooded Siskin).

* O Dr. Angel Martín Minãno revela para ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS uma experiência que ora desenvolve com o conhecido PINTAGOL (híbrido de Canária com Carduelis (Spinus ictericus) -:"... em relação à minha tese sobre a negritude, tenho algo muito interessante. Um F-4 de pintassilgo com a cabeça e pescoço (isto é, com o típico fator de localização da negritude), praticamente negros. Não pude fixá-lo total e definitivamente em 84, já que não tinha nenhuma fêmea com cromossomo X-n. Porém espero fixá-lo agora em 85 se cria normalmente, como espero, para poder acasalá-lo com algumas filhas".

* A revista ITÁLIA ORNITOLÓGICA deverá apresentar este ano o artigo "ULTRASTRUTTURA DEI PIGMENTI MELANICI IN Serinus canaria (L)" do Sr. Giuseppe Paolo Mignone. Ele defende que a cor melânica é devida a um modo particular de ação dos melanócitos sobre células da estrutura da pena; os melanoblástos são sempre iguais, mas é a estrutura receptora que muda. Não basta a genética, porque o problema é complexo. Antes disso aquela revista publicará o artigo O CANÁRIO NEGRO: UM SONHO POSSÍVEL? do Dr. Minãno, seguido de "Um breve Comentário" do prof. de Bassegio.

* Uma curiosa hibridação será apresentada brevemente pela revista parisiense LE JOURNAL DES OISEAUX: do cruzamento de um macho Agapornis roseicollis com fêmea de Melopsittacus undulatus foram obtidos vários híbridos FÉRTEIS com o periquito. Eles apresentam algumas penas róseas na cabeça e um plastrão claro que desce mais baixo que no periquito; eles não têm pérolas (spots). Um caso semelhante, porém com um Inseparável (Agapornis) de cabeça cinza, foi apresentado na revista alemã DIE GEFIEDERTE WELT (nº 1890, pág. 223), por Karl Russ.

* O Sr. François Bourdon (na foto com seu filho no seu criadouro) é também membro da AIO. Ele cria mutações frisadas de Mandarins e de "moineaux du Japon" (Lonchura striata domestica). Ele assina revistas ornitológicas de todo o mundo; é um dos maiores especialistas em genética dos frisados e se interessa também por mutações de cores em exóticos asiáticos, australianos ou africanos. Ele mora em Marseille.

* A maior associação de canaricultores do Japão é o NITTO CANARIE CLUB presidida pelo Sr. Kenzo Horikoshi, que enviou recentemente 12 fotos de diversas variedades de canários que eles desenvolvem. Uma delas, de um magnífico JAPANESE-FANCY-WHITE, será apresentada na revista francesa LE JOURNAL DES OISEAUX, pelo sr. Maurice Pomarède.

* A revista americana BIRD WORLD apresenta um excelente material visual. Com freqüência apresenta interessantes artigos de Dom Ramon Noegel, um expert em papagaios que mora em Seffner, Flórida. Seu editor (em espanhol) é o sr. Mike Gonzales e Sr. Nevin E. Lyon é o diretor de publicidade. (P.O.Box, 70, N. Hollywood, CA 91603).

* "Os canários têm duas formas de penas: a primeira é verde- escuro, e os desta cor são mais sossegados e o canto mais amplo e claro. A segunda é verde-claro e não é tão boa como a outra, porque não têm tantas partes como a outra". Estas preciosidades foram encontradas e enviadas para ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS por Dom Alfonso Babra Garcia; elas foram escritas por Juan Bautista Xamarró em 1604 e publicadas em Madrid no livro CONOCIMIENTO DE LAS DIEZ AVES MENORES DE JAULA, SU CANTO ENFERMIDAD, CURA Y CRIA.

* De 18 de janeiro a 4 de fevereiro deste ano estará sendo realizado em Zutphen, na Holanda, o CAMPEONATO MUNDIAL DE COM DE 84. Os próximos campeonatos do hemisfério norte serão em Viena (Áustria), Antuérpia (Bélgica), e em 1988 o Sr. David Gomes - editor da revista portuguesa ORNITOCULTURA - informa que será na cidade de Porto, em Portugal.

* Em fevereiro deste ano a APECA - Associação Peruana de Canaricultura estará elegendo sua nova diretoria. Neste ano ele realizará o 16º Campeonato Peruano de Ornitologia. No ano passado ela sediou o 23º Mundial da COM - Hemisfério Sul.O Dr. Linder Lopez Cruzado informa sobre diversos cursos promovidos pela Escola Peruana de Ornitologia durante 1984, entre eles os de Cusco ed Arequipa. E de Cusco o Sr. Luis Palao Berastain tem enviado para ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS informações sobre os pássaros e lindos desenhos daquela região montanhosa. Ele, além de ornitófilo, é pintor.

* De Mendonza, na Argentina, o engenheiro Primitivo Salvador Calderon envia uma intensa documentação que procura esclarecer a origem do aparecimento da mutação Acetinado; os canários de olhos vermelhos ligados ao sexo teriam sido roubados da Argentina e posteriormente surgiram na Europa.

* O Presidente da ACROC - Associação de Canaricultores Roller de Colômbia, Sr. Cesar Octáveio Quexada Prada, envia o livro INTRODUCCION A LAS AVES DE COLOMBIA, de Humberto Alvarez Lopez, um interessante manual que informa existirem no mundo cerca de 8600 espécies de aves e 1660 delas na Colômbia, o país mais rico do mundo.

 

 

 

AO - SERVIÇOS - LINKS