Resumo da Edição Número 76- MARÇO/ABRIL de 1997 - Pág. 4 -  ISSN 0104-2386

AO Number 76 - March/April 1997 - 4

 

Memória

Olivério Pinto. O pai da ornitologia brasileira

Aos 11 de março último, Olivério Pinto teria completado 101 anos. A edição do ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS No 74, de nov/dez de 1996 apresentou o artigo de H. Alvarenga sobre o centenário de Olivério Pinto, então designado "Pai da Ornitologia Brasileira". Juntamente com o referido artigo deveriam ser publicadas as fotos históricas agora mostradas. Por motivos alheios à nossa vontade, elas não puderam acompanhar o referido artigo.

Olivério Pinto11-03-1896 a 13-06-1981

Uma foto histórica. Da esquerda para direita: Olivério Pinto, Walter Garbe, Camargo Andrade e José Lima, equipe responsável pelo desenvolvimento da coleção ornitológica do atual Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Foto de 1934, margem do Rio da Almas, região de Jaraguá, Goiás, da equipe em trabalho de campo. Entre as aves recém-coletadas, nota-se vários exemplares do tucano Ramphastos vitellinus, subespécie que somente em 1945 fora descrita por Peters com a denominação de Ramphastos vitellinus pintoi, em homenagem a Olivério Pinto.

Olivério Pinto (em pé, à direita) ao lado da Sra. Nair Olalla (esposa do famoso coletor A. M. Olalla) e outros membros da equipe, em viagem de campo (local e data não determinados).

AO - SERVIÇOS - LINKS - TRILL

Você pode enviar perguntas ou comentários sobre este site para ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS.
Send mail to ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS with questions or comments about this web site.
Última modificação (Last modified): novembro 11, 2012