Resumo da Edição Número 76- MARÇO/ABRIL de 1997 - Pág. 8 -  ISSN 0104-2386

AO Number 76 - March/April 1997 - 8

 

 

O fotógrafo de Natureza

Carlos Ravazzani

 

 

Pedro Scherer Neto - Curitiba-PR

Fotografar elementos da Natureza é uma arte, a qual Carlos Ravazzani tem se dedicado com a mesma intensidade que à sua carreira de médico, profissão que exerce em Curitiba há 25 anos. Cirurgião de primeira linha, tem vários títulos de especialista, dentre eles os recebido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões, onde é membro titular, e em Gastroenterologia, pela Federação Brasileira de Gastroenterologia.

Carlos Ravazzani é carioca e está radicado em Curitiba há 34 anos. É casado com Eleudis Ravazzani, com quem teve quatro filhos: Marcelo, Márcio, Márcia e Marcos. É fotógrafo, associado ao Foto Clube do Paraná, do qual foi presidente, e vice presidente da Confederação Brasileira de Fotografia e Cinema. Por dois anos escreveu a coluna dominical "Foto Clube em Foco", na Gazeta do Povo, jornal de grande circulação no Estado do Paraná.

Em seu curriculum estão diversos prêmios e aceitações em concursos nacionais e internacionais de fotografia, em mais de 20 países. Seu amor pela Natureza o levou a muitos lugares, sendo o Pantanal de Mato Grosso um de seus locais preferidos e que lhe motivou a tornar públicas suas imagens em um livro PANTANAL, lançado em 1990, com muito sucesso. Neste livro pode-se admirar a qualidade de suas fotografias, as quais servem de estímulo a um público emergente, que encontra na Natureza uma forma de lazer, uma procura pelo belo e que harmoniza o ser humano de uma forma muito especial.

Vivendo no Paraná, Carlos Ravazzani documentou Curitiba, mostrando o resultado na magnífica obra CURITIBA, CAPITAL ECOLÓGICA. Mas foi na Floresta Atlântica paranaense que este fotógrafo buscou inspiração para mais um livro, cuja autoria divide com José Paulo Fagnani e Zig Koch. Esta obra mostra imagens belíssimas da fauna, flora, relevo, cidades, enfim, da paisagem proporcionada pela Serra do Mar em seu trecho paranaense.

Dentre os fotógrafos brasileiro de Natureza, Carlos Ravazzani se destaca pela qualidade de suas imagens: são perfeitas e nítidas, tornando-se um elemento educativo essencial.

Tem sido uma honra trabalhar com este profissional. Mais ainda fazer sua apresentação, que dispensa elogios, não só à sua pessoa, mas também ao seu trabalho que muito tem contribuído para a proteção de ecossistemas brasileiros, despertando o interesse em um grande número de pessoas para o salutar hábito de registrar a Natureza, contribuindo indiretamente para sua conservação.

Tucano-de-bico-verde - Ramphastos dicolorus

Tucanuçu - Ramphastos toco

Papagaio-de-cara-roxa - Amazona braziliensis

Coruja-buraqueira - Speotyto cunicularia

Beija-flor-rubi - Clytolaema rubricauda

Biguá - Phalacrocorax brasilianus

Martim-pescador-grande - Ceryle torquata

Beija-flor-de-fronte-violeta- fêmea - Thalurania glaucopis

Garça-branca-grande - Egretta alba

Socó-dorminhoco - Nycticorax nycticorax

AO - SERVIÇOS - LINKS - TRILL

Você pode enviar perguntas ou comentários sobre este site para ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS.
Send mail to ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS with questions or comments about this web site.
Última modificação (Last modified): fevereiro 28, 2014