Edição Número 79- SETEMBRO/OUTUBRO de 1997 - Pág. 8 -ISSN 0104-2386

AO Number 79 - September/October 1997 - P.8

 

O Pintor de Natureza

Joacilei Lemos Cardoso

Maria Luisa da Silva – Campinas – SP

Apesar de ter nascido em Irecê, Bahia, o coração de Joaciley é matogrossense, pois foi criado em Campo Grande, onde reside atualmente. Nunca freqüentou cursos de pintura nem ao menos teve uma educação artística formal, mas sempre se interessou em pintar quadros. Na idade adulta, porém, a tradição pelo comércio herdada de seus pais prevaleceu e Joaciley tornou-se um bem sucedido comerciante de tecidos. A pintura, todavia, continuava presente em sua vida como um passatempo.

A descoberta deste talentoso pintor se deu então quando minha amiga Neiva Guedes, hoje muito famosa, o conheceu e começou a namorá-lo, há cerca de 5 anos. Neiva sabia apenas que Joaciley gostava de pintar, principalmente paisagens e natureza morta.

Quando Neiva iniciou seu trabalho com a Arara-azul Anodorhynchus hyacinthinus, recebeu incentivos financeiros para realização do estudo da biologia e conservação deste Psitacídeo ameaçado de extinção. O então chamado projeto Arara-azul recebeu um veículo Toyota que teria que ser personalizado com a pintura da ave que deu nome ao projeto. Para isso, um famoso artista da região foi convidado, o pintor Cleir, muito competente e conhecido até mesmo no exterior. Seu trabalho para o projeto Arara-azul ficou muito bom, mas seu estilo não agradou ao exigente Joaciley: "Eu pinto melhor que ele". Neiva achou muita arrogância de sua parte e não lhe deu muito crédito. O pintor desconhecido então pegou uma bonita foto de duas Araras-azuis e a reproduziu com perfeição em tela com tinta à óleo, deixando Neiva e todos os que viram sua obra estupefatos.

O estilo hiper-realista de Joaciley realmente impressiona: às vezes duvidamos se estamos realmente diante de uma pintura ou de uma bela fotografia. Pintou outras aves, obras que foram facilmente vendidas por Neiva nos Estados Unidos. A noção de perspectiva e o cuidado na reprodução correta dos movimentos e das cores dos pássaros são os pontos fortes deste pintor da natureza.

Durante o V Congresso Brasileiro de Ornitologia, evento no qual ocorreu uma exposição de arte naturalista, Joaciley foi um dos artistas mais festejados.

É com satisfação que apresento aos ornitólogos e aos amantes dos pássaros um pouco da vida deste pintor de grande talento, que certamente continuará no caminho do sucesso.

Tucanuçu Ramphastos toco

arara-canindé Ara ararauna

casal de arara-azul-grande Anodohynchus hyacinthinus fazendo preening

tuiuiu Jabiru micteria

arara-azul-grande

o artista ao lado de papagaio-verdadeiro Amazona aestiva

AO - SERVIÇOS - LINKS
Você pode enviar perguntas ou comentários sobre este site para ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS.
Send mail to ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS with questions or comments about this web site.
Última modificação (Last modified): fevereiro 25, 2014