N.80 - Novembro/Dezembro (November/December) de 1997

Edição Número 80 - NOVEMBRO/DEZEMBRO de 1997 - Pág. 6 -ISSN 0104-2386

AO Number 80 - November/December 1997 - P.6

 

 

Três novos registros de aves para o Estado do Espírito Santo

Claudia Bauer, José Fernando Pacheco - Rio de Janeiro & Ana Cristina Venturini - Vila Velha

Na recente edição da obra de Helmut Sick, Ornitologia Brasileira, está consignado à página 137 um total de 602 espécies de aves para o estado do Espírito Santo. Este montante foi estabelecido após consulta a 480 fontes bibliográficas e análise crítica dos registros existentes, com o objetivo de criar uma base de dados capaz de orientar a dissertação de mestrado da primeira autora desta nota, que versa sobre padrões de distribuição de aves do sul do Espírito Santo. Paralelamente, encontra-se em preparação uma lista geral referenciada de aves do estado que pretende organizar a informação existente, dando pesos diferenciados aos registros inéditos e publicados, avaliando as bases da inclusão a partir da coerência biogeográfica e documentação existente.

A seguir, são divulgados três novas ocorrências para o estado derivadas de recente trabalho de campo efetuados neste ano. As três espécies possuem ampla distribuição na América do Sul (Pyrocephalus atinge a América do Norte) e estão associadas a ambientes abertos ou aquáticos. A população austral de Pyrocephalus realiza conhecidos e regulares movimentos migratórios em direção ao norte, enquanto as duas outras espécies provavelmente realizam movimentos de dispersão em busca de novos territórios.

Frango-d’água-carijó, Porphyriops melanops

Um par desta espécie foi observado nadando no espelho d’água de um pequeno lago encravado no extenso canavial da Usina Paineiras, município de Itapemirim (cerca de 20° 57’ S, 41°01’ W) no dia 27 de outubro de 1997. A espécie dividia o espaço deste pequeno corpo d’água com indivíduos de Amazonetta brasiliensis, Gallinula chloropus e Porphyrula martinica.

Bacurau-pequeno, Caprimulgus parvulus

Três indivíduos foram detectados - e um documentado através de gravações - em ambiente de vegetação rasteira com arbustos esparsos, próximo à margem do rio Itabapoana, na localidade de Praia das Neves, extremo sul do estado (coordenadas por GPS: 21° 16’ S, 40°58’ W) no dia 30 de outubro de 1997.

Verão, Pyrocephalus rubinus

Dois indivíduos foram observados em repetidas oportunidades pousados em moirões de cerca e árvores isoladas situadas na beira do rio Itabapoana, na localidade de Praia das Neves, nos dias 20 e entre 24 e 26 de junho de 1997. Provavelmente, visitante (regular? ) de inverno na área, não encontrado no mesmo ponto em outubro último.

 

UFRJ - Lab. Ornitologia, Depto. Zoologia, Inst. Biologia, CCS. 21944-970 - Rio de Janeiro, RJ

Rua Francisco Corteletti, 333 CEP 29111-070 - Vila Velha, ES

 

AO - SERVIÇOS - LINKS
Você pode enviar perguntas ou comentários sobre este site para ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS.
Send mail to ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS with questions or comments about this web site.
Última modificação (Last modified): 14 nov 2012