N.86 - Novembro/Dezembro (November/December) de 1998

O Pintor de Aves

Raphael Dutra

Carlos Keller - Rio de Janeiro-RJ

Conheci Rafael Dutra em 1994, quando ele trabalhava em uma grande empresa de importação de aves aqui no Rio. Logo ficamos amigos, pois ele partilha comigo o gosto pelas Saíras e Tangarás.

Na época, como até hoje, Rafael dedica-se também à música. E só recentemente tive a oportunidade de ver que Rafael tem outro dom artístico: a pintura.

Ganhei, com surpresa, uma belíssima gravura de uma Pipra aureola, por ocasião de uma visita dele a minha casa. Fiquei espantado! O pássaro parecia sair do papel. Tinha alma! Mais surpreso ainda fiquei ao saber que a ave tinha sido pintada por ele. Só mesmo quem lida diariamente com Piprídeos é que pode captar a postura característica desta ave.

Sempre achei que pintar pássaro,s procurando ser fiel somente as core,s está muito aquém do ideal. Nas aves, como nos retratos de pessoas, o que se deve levar em conta é a personalidade do indivíduo. Dessa forma, tendo captado fielmente a personalidade, pode-se identificar a ave retratada até de relance.

Este é o principal dom de Rafael; além disso, é claro, suas gravuras têm excelente qualidade técnica e fidelidade das cores.

Para a composição destas pinturas, aqui unicamente artísticas, Rafael se vale várias vezes de peles de museu como modelo. Seus trabalhos científicos poderão ser apreciados futuramente.

Como sou leitor assíduo do AO e tendo visto freqüentemente vários artigos apresentando pintores naturalistas de grande qualidade, achei por bem lhes apresentar, através da gentileza do editor deste periódico, o trabalho do Rafael.

Espero que o leitor, assim como eu, aprecie a fidelidade com que as aves são retratadas nestas pranchas

Na seqüência: Pica-pau-de-banda-branca Dryocopus lineatus,Sete-cores da Amazônia Tangara chilensis, Assobiador-do-castanhal Vireolanius leucotis, Tangará-dançador Chiroxiphia caudata, Tucano-sulfuratus (subespécie peruana) Ramphastos sulfuratus, Saí-andorinha Tersina viridis,Udu-de-coroa-azul Momotus momota, Saíra-militar Tangara cyanocephala, Tietê-de-coroa Calyptura cristata.

 

AO - SERVIÇOS - LINKS
Você pode enviar perguntas ou comentários sobre este site para ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS.
Send mail to ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS with questions or comments about this web site.
Última modificação (
Last modified): 05 março, 2014