ISSN 0104-2386

N.93 - Janeiro/Fevereiro (January/February) de 2000

 

EDSON ENDRIGO: Arte e Ciência

A ciência e a arte complementam-se e confundem-se em todas as áreas da biologia. Na ornitologia, como em toda a zoologia, estão tão entranhadas que é quase impossível distingui-las.

Há cerca de 5 anos tive a felicidade de conhecer e acompanhar os primeiros passos de Edson Endrigo, um paulistano que repentinamente apaixonou-se pelas aves e decidiu fotografá-las. A intenção de Edson era registrar aqueles momentos de extrema felicidade, quando o observador consegue surpreender a intimidade da vida de alguns desses seres alados.

O desenvolvimento dos conhecimentos técnicos sobre a biologia das aves e a arte da fotografia, cresceram explosivamente para Edson Endrigo.

Dentre os vários excelentes fotógrafos da natureza que hoje temos no Brasil, o Edson tornou-se notável por explorar não somente o contorno e a coloração das aves, mas os hábitos das mesmas. O mais interessante é sua constante procura pelas espécies mais raras e mais difíceis de observar. Consegue freqüentemente resultados espetaculares que complementam muitas das nossas exaustivas observações de campo.

Hoje, Edson surpreende pelas fotos que tem conseguido e surpreende pelo conhecimento dos hábitos e vocalizações das espécies menos conspícuas da nossa avifauna, tornando-se um profissional de grande respeito neste trabalho.

É um prazer e uma honra apresentar alguns de seus trabalhos, complementando o que já foi escrito pelo nosso colega Luís F. Silveira no A.O. nº 84 (julho-agosto/1998). Um abraço Edson.

Herculano Alvarenga

Na seqüência: Sporophila bouvreuil pileata Caboclinho-paulista; Amazona vinacea - papagaio-de-peito-roxo ; Amblyramphus olosericius-capitão-do-brejo; Sakesphorus cristatus - choca-do-nordeste;Anthus hellmayri - caminheiro-grande.; Choroceryle anea- martim-pescador-anão; Strix hylophila - coruja-listrada; Chloroceryle inda - martim-pescador-da-mata; Jacamaralcyon tridactila - cuitelo; Hylopezus ochroleucos- torom-malhado; Caprimulgus parvulus - curiango-pequeno ; -Phacellodomus erythrophtalmus - joão-botina; Melanoparea torquata - tapaculo-de-coleira; Pachyramphus polycopterus - caneleiro-preto.

 

 

AO - SERVIÇOS - LINKS
Você pode enviar perguntas ou comentários sobre este site para ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS.
Send mail to ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS with questions or comments about this web site.
Última modificação (
Last modified): 09 março, 2014