ISSN 0104-2386

N.95 - Maio/Junho (May/June) de 2000

 

Eduardo Brettas: Retratando a Natureza

Dentre as diversas manifestações de amor pela natureza que podemos observar, acredito que o desenhista-naturalista possa ser o mais sublime apaixonado dentre os humanos.

Faço esta afirmação, imaginando meu amigo Eduardo Parentoni Brettas, hoje um notável ilustrador-naturalista brasileiro, antes de iniciar qualquer desenho, consultando e observando os animais e plantas com os quais pretende trabalhar, tanto exemplares fixados ou embalsamados de museus, quanto exemplares vivos, cativos ou na natureza.

Com a sabedoria típica dos humildes, consegue sempre observar, discutir, aprender e ensinar muitos dos pormenores que a natureza exibe, quase sempre desapercebidos até mesmo por muitos naturalistas notáveis.

Quando põe suas mãos a trabalhar, mergulha num estado de quase hipnose, saboreando todos os detalhes que envolvem cada uma das etapas de suas minuciosas gravuras.

Conheço o trabalho de Eduardo Brettas desde seu início e pude testemunhar a sua rápida evolução. Suas ilustrações hoje enriquecem diversas obras importantes sobre a nossa fauna como "As Aves em Santa Catarina", "Os Mamíferos de Santa Catarina" e outras, além de inúmeras ilustrações em muitas revistas, artigos especiais, teses, diversos encartes e coleções de aquarelas. Não pretendo enumera-las, pois não seria essa quantidade que mediria seu valor. O que melhor caracteriza o Eduardo Brettas é sua notável capacidade de experimentar e aprender as mais variadas técnicas e demonstrar seu aprendizado na seqüência de suas obras.

Hoje, com a experiência somada, enriquecendo sua habilidade dada por Deus, considero Eduardo Brettas um valoroso patrimônio para as ciências biológicas do Brasil

Herculano Alvarenga

Médico, Doutor em Zoologia pela Universidade de São Paulo

 

Na seqüência: Harpia harpyja, Carpornis cucullatus, Copiopteryx jehovah,Tamandua tetradactyla, Pitangus sulphuratus, Accipiter poliogaster (jovem), Pteroglossus pluricinctus,Ramphastos vitellinus vitellinus, Ramphastos vitellinus pintoi, Haematopus palliatus, Cyanocorax caeruleus, Selenidera maculirostris (casal)

 

AO - SERVIÇOS - LINKS
Você pode enviar perguntas ou comentários sobre este site para ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS.
Send mail to ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS with questions or comments about this web site.
Última modificação (
Last modified): 09 março, 2014