Maria-leque Onychorhynchus coronatus


Perfil: Carlos Marçal

Ilustrador de aves

 

Nascido em 1963, na Vila Mariana, São Paulo, iniciou atividades artísticas aos quatro anos, retratando os animais que via ao seu redor: cachorro, gato, galinha, galinha-d’angola, peru, pardal, bem-te-vi, tico-tico.

Provém de humilde família constituída por ele, pai, mãe e irmã, de genealogia nordestina bem antiga, o que o orgulha e o faz ter questão de enfatizar.

Essa descendência permitiu que viajasse pelo Nordeste, onde as raízes familiares estavam cravadas.

Conheceu o bioma, desde o litoral até o sertão seco.

Foi a mãe quem descobriu seu dom.

E com amor, a despeito do humilde sustento, comprou cadernos, estojos de lápis de cor e o incentivou a desenhar, deslumbrando-se com os resultados.

E como toda mãe “coruja”, começou a divulgar para todos o talento nato do filho, no que a irmã mais velha logo veio ajudar.

O pai, amante incondicional da natureza, o levou em viagens a vários por ambientes naturais, ensinando-o a explorar terrenos inóspitos da Caatinga, habitat de uma fauna perigosa e peçonhenta.

Assim, aprendeu muito sobre a diversidade de espécies, principalmente de aves, que o pai ensinava a imitar com pios que Carlos Marçal ainda conserva.

Além de retratá-los, obteve conhecimento científico a respeito dos animais, pois sua mãe comprava livros e fascículos lançados na época.

Ainda muito jovem, explorou também o Centro Oeste e o Sudeste, diversificando-se nas ilustrações com tinta guache, lápis aquarela, tintas aquarelas e pincéis muito precisos.

Os mesmos temas eram retratados em hiper-realismo em pranchas de papéis especiais.

Com a tecnologia, familiarizou-se com computadores e suas plataformas, aprendendo a manipular os softwares, empenhando-se no Adobe Photoshop, o que lhe permitiu aprimorar-se na carreira como “digital designer”, recebendo inúmeras encomendas de ilustrações retratando diversos grupos de animais.


E-mail: cmarcalilustracoes@gmail.com
facebook.com/cm.digitaldesigner

[AO 214]

 

 

AO - SERVIÇOS - LINKS
Você pode enviar perguntas ou comentários sobre este site para ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS.
Send mail to ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS with questions or comments about this web site.
Última modificação (Last modified): julho 09, 2020