Eudocimus ruber

Raul Cassou e suas aves

 

    O gaúcho Raul Cassou tem 62 anos. É artista plástico e observador de aves. Ao encontrar um pedaço de madeira de um barco em uma de suas andanças, percebeu uma nova forma de se expressar e sobre ele pintou com acrílico sua primeira ave, uma gaivota.
Isto já faz mais de dez anos e a partir daí sua atividade cresceu com agradáveis resultados.
    Hoje, para obter material ele precisa garimpar à beira do mar e de rios e é frequentemente surpreendido por amigos e mesmo pela esposa, quando lhe comunicam a exata localização de contêineres cheios de madeiras descartadas, que para ele são um tesouro.
    Assim, além da preocupação ecológica, cuidado com formas, cores e proporções das aves, ele reutiliza materiais e somente pinta aves que observou e fotografou.
Raul intercala seu tempo entre a serra e o litoral, encontrando na região de Mostardas e Tavares, a sintonia perfeita entre campo e litoral.
    No sítio da Linha Araripe, no interior de Gramado, RS, a janela da cozinha é o seu observatório: diante dela desfilam surucuás, aracuãs, saíras e sanhaçus, seja no comedouro ou nas árvores.
    Sempre que possível viaja ao norte do Brasil.
    Agregando a fotografia à observação, capta o que de mais expressivo e característico se revela em cada ave, nunca deixando de recolher madeiras abando nadas junto aos estaleiros de fabricação e restauro de barcos.
    Além de pintar a madeira com acrílico, Cassou tem fases em que compõe suas aves com fios de arame cuidadosamente soldados.
    Recentemente começou a fazer composições com tacos de velhos assoalhos,muitos deles de madeiras raras, nos quais está retratando apenas os passeriformes que frequentam os jardins que, fazem parte da sua vida.
    Expôs pela primeira vez em Porto Alegre 2009 e na Alemanha em 2010, a convite do Brasilien Zentrum da Universidade de Tuebingen.
    Também levou seu trabalho à Avistar 2011 e sua próxima exposição será em Cusco, no Peru.


AO - SERVIÇOS - LINKS
Você pode enviar perguntas ou comentários sobre este site para ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS.
Send mail to ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS with questions or comments about this web site.
Última modificação (Last modified): abril 07, 2012