Verão - Pyrocephalus rubinus


O fotógrafo DANTE BUZZETTI

Dante Buzzetti é um daqueles ornitólogos que gostam de andar no mato sozinhos. Quer dizer, a gente sabe que quem gosta de estudar passarinhos nunca está sozinho no mato. O que ele quer mesmo é estar totalmente disponível para esses companheiros, atento a cada movimento, a cada chamado, a cada canto que possa anunciar a presença de algum deles, sem se deixar distrair por conversa fora de hora. Se algo faz Dante desconfiar que o bichinho está com um ninho por perto, então, ele não descansa até encontrar o que o malandro bem que tentou esconder dos predadores.

Se Dante fosse um predador, coitados dos passarinhos. Ele tem um talento incomum para descobrir ninhos. E cada descoberta sua, feita ao longo de muitas viagens por todo o Brasil, é cuidadosamente documentada, pois Dante também é caprichoso no registro e na organização de suas observações. Com isso, reuniu um acervo imenso de informações inéditas, que inclui centenas de horas de gravações de vocalizações de aves e valiosos registros de ninhos até então desconhecidos pelos ornitólogos.

Quando não está no mato, porém, Dante não é um daqueles ornitólogos que só sabem falar de passarinho. De Mato Grosso, onde nasceu, ele trouxe para São Paulo, onde vive desde garoto, uma outra paixão: a viola acompanhada por cantoria e muita prosa. Tive o prazer de conhecer Dante assim, há mais de dez anos: durante um Congresso Brasileiro de Ornitologia, numa roda em que ele deixou fluir seu talento ao violão, e eu fiz o que pude para acompanhá-lo ao pandeiro. Generoso, desde então ele me chama de “parceiro”, e algumas vezes tivemos a felicidade de conseguir repetir aquele encontro.

Parceria (musical) ou não, essa amizade acabou se transformando numa efetiva parceria (ornitológica) entre nós: a descrição do papa-formigas-do-sincorá (Formicivora grantsaui), cuja voz o ouvido atento e treinado de Dante imediatamente estranhou, fazendo-o suspeitar que poderia estar diante de uma espécie desconhecida.

Há alguns anos Dante começou a compartilhar suas descobertas com um número maior de pessoas, publicando uma pequena parte de seu acervo fotográfico no livro Berços da vida: ninhos de aves brasileiras. Aqui ele nos oferece um pouco mais desse material, fruto de sua vocação e apaixonada persistência.

Cabe comentar que, por estes dias, Dante está muito feliz, no papel de pai de uma nova vida que acaba de chegar a este mundo cheio de música, aves e outras coisas belas que ele não se cansa de ver, ouvir e documentar. Fiquei honrado e feliz com o convite para fazer esta apresentação aos leitores de Atualidades Ornitológicas, neste momento tão especial. Faço, portanto, desta oportunidade, um brinde a Dante Buzzetti e ao seu trabalho, cheios de alegria de viver!  6

Luiz Pedreira Gonzaga

 

AO - SERVIÇOS - LINKS
Você pode enviar perguntas ou comentários sobre este site para ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS.
Send mail to ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS with questions or comments about this web site.
Última modificação (Last modified): outubro 29, 2008