Foto: Rita C. V. Costa

 

O escultor de aves

Eloir Silva

 

Nos domínios de sua morada à beira do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, em Mostardas-Rio Grande do Sul, Eloir Silva encontrou inspiração para retratar as aves da região nas suas admiráveis esculturas, as quais reproduzem com fidelidade, as cores, formas e posturas dos seres alados que ele iniciou há cerca de dez anos.

Sua relação com a arte de modelagem de miniaturas de aves iniciou-se casualmente ao construir uma maquete do PN Lagoa do Peixe, quando Eloir ainda usava a madeira dos pinus que por lá existiam em abundância. Ao longo do tempo sua técnica evoluiu e passou a conquistar admiradores por todos os lugares. Hoje, além de modelar, o artista ainda pinta e filma as aves, num misto de prazer em observá-las e coletar subsídios para aperfeiçoar a representação de suas miniaturas.

Suas aves são artesanatos apreciados entre os amantes das aves e estudiosos, tendo sido vendidas para museus estrangeiros, observadores de aves de todo Brasil e do mundo, já tendo chegado até o Alasca!

As aves de Eloir são um belo exemplo de como a arte pode disseminar o conhecimento da diversidade ornitológica ao grande público, atraindo a apreciação das aves e despertando o prazer em conhecer e observar esses seres que por vezes passam despercebidos aos olhos desatentos. Hoje Eloir, além de artista e celebridade em Mostardas, pode ser considerado um grande colaborador da ornitologia e educação ambiental. Parabéns!

Ronaldo G. A. Costa

 

Contato: 51-96824035

 

AO - SERVIÇOS - LINKS
Você pode enviar perguntas ou comentários sobre este site para ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS.
Send mail to ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS with questions or comments about this web site.
Última modificação (Last modified): novembro 22, 2006