Pyrocephalus rubinus

 

O ilustrador de ciências

naturais Gabriel Rosa

 

 

    Gabriel Rosa é biólogo formado pela Universidade Estadual de Londrina, onde é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas sob a orientação do Dr. Luiz dos Anjos, com quem desenvolve estudos sobre bioacústica de aves.
    Gabriel desenhou muito desde criança retratando quase sempre os animais, especialmente aves.
    Hoje não sabe se o desenho o levou à biologia ou vice-versa, tendo grande amor por ambos.
    Seus pais lhe ensinaram a dar valor ao estudo da biologia e ao aprimoramento do desenho, mesmo quando isso tinha alto custo.
    Além de seus pais, algumas pessoas foram importantes no desenvolvimento do seu talento.
    No ano de 2007 ele conheceu o Dr. Oscar Shibatta, professor de Zoologia na UEL e ilustrador científico, que lhe mostrou as vantagens em seguir a carreira de biólogo, orientando-o não só para o meio acadêmico, mas também para a vida.
    Com a ajuda de Lara Haddad, professora de ilustração de livros infantis, aprendeu a soltar a imaginação no papel.
    E, por fim, Sérgio Russo, aluno de Frank H. Netter, ilustrador de muitas obras de anatomia humana, foi seu professor de ilustração médica, mostrando-lhe a importância da precisão capaz de surgir da ponta de um lápis.
    Recentemente decidiu investir seus esforços no aprimoramento da técnica de pintura digital.
    Essa linguagem, ainda pouco difundida no Brasil, é alvo de preconceito por quem ainda não se deixou cativar pela liberdade de criação e experimentação que ela proporciona.
    Gabriel deseja que estas imagens, expostas pela primeira vez com o apoio de AO, ajudem-no a atingir alguns de seus objetivos: inspirar outros artistas que desejem aprender a técnica da pintura digital e trabalhar a conscientização de conservação da natureza ao mostrar a beleza que se esconde, por exemplo, nas densas folhagens de um bambuzal ou na copa da mais alta peroba, pouco acessíveis à maior parte das pessoas.

E-mail Gabriel Rosa

 

AO - SERVIÇOS - LINKS
Você pode enviar perguntas ou comentários sobre este site para ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS.
Send mail to ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS with questions or comments about this web site.
Última modificação (Last modified): abril 07, 2012