(C) Spizaetus melanoleucus


 Perfil: o fotógrafo de aves Willian Menq

 

Willian Menq sempre foi um apaixonado pela natureza; desde criança já corria atrás dos passarinhos pelas redondezas de sua casa.

Natural de Peabiru, uma pequena cidade do noroeste do Paraná, costumava desenhar e ler sobre gaviões e falcões do Brasil. Assim, ainda criança, montou em um pequeno caderninho a descrição de várias espécies de rapinantes com suas próprias ilustrações, material que mais tarde serviria de inspiração para a criação de seu site Aves de Rapina BR (www.avesderapinabrasil.com ) com informações detalhadas sobre a biologia de cada espécie, sendo atualmente a maior fonte online sobre as aves de rapina do Brasil.

Hoje ornitólogo, graduado em Ciências Biológicas no Centro Universitário de Maringá e Mestre pela Universidade Estadual de Londrina, Willian é uma das poucas pessoas que conheço que se dedicam às aves de rapina no Brasil. Com afinco, procura entre uma viagem e outra, seja a trabalho ou a passeio, fotografar a avifauna. Assim, tem acumulado uma bela coleção de fotos de rapinantes, entre elas o raro tauató-pintado (Accipiter poliogaster), o belo gavião-pato (Spizaetus melanolecus) e espécies comuns em momentos inusitados.

Tem olhos muito atentos, foram inúmeras as vezes que ele parou o carro na beira da estrada ou no meio da cidade, para me mostrar um falcão-peregrino dormindo no alto de um prédio ou um gavião voando longe no horizonte. Certa vez, em uma saída a campo em Morretes/PR, olhando para o céu completamente azul, começou a pular e saiu correndo morro abaixo para observar um gavião-pato (S. melanoleucus).
Essa alegria e entusiasmo são frequentes nas saídas a campo com o Menq, e mesmo aves comuns ou da qual ele já viu várias vezes, sua emoção nos faz parecer sempre a primeira vez.

Jamais imaginei que poderia existir alguém assim, apaixonado e dedicado pelo que faz.

Jessica de Moraes do Nascimento

 

 

AO - SERVIÇOS - LINKS
Você pode enviar perguntas ou comentários sobre este site para ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS.
Send mail to ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS with questions or comments about this web site.
Última modificação (Last modified): janeiro 24, 2016