José Merízio Júnior

    Para um Pintor ou Desenhista de qualquer tema ou estilo, não existe prazer e objetivo maior do que ter seu trabalho exposto para apreciação e crítica do público, quer seja especializado ou não.

    Quando esse tema trata de ornitologia, ou outro tipo de pintura da Natureza, essa satisfação ainda é maior, especialmente se vista por um público que entende do assunto e pode opinar a respeito.
    Desde que recebi o convite para ilustrar esta edição do AO, confesso que fiquei surpreso e com grande expectativa, pois desde então, eu nunca havia exposto meus desenhos em nenhuma publicação ou exposição, a não ser há vários anos atrás, quando eu ainda estava dando os primeiros passos na pintura, ainda com sete anos de idade, e pude mostrar meu trabalho algumas vezes no museu de minha cidade, Porecatu-PR. Atualmente moro em Londrina-PR. Sempre apreciei o estudo da fauna em geral, mas com o tempo, despertei um interesse maior pela ornitologia. E aliado aos trabalhos que tenho feito, pude conciliar o estudo com a arte.
    Mas, talvez por negligência minha, ou falta de apoio, sempre mantive esse interesse em nível amador e de curiosidade. Talvez por viver em uma cidade pequena, onde não existem tantos recursos de pesquisa disponíveis ou, talvez, por precisar se dedicar a um trabalho extra. O fato é que, de tempos para cá, com o advento da Internet e a difusão de informações, estou investindo mais em minha carreira de ilustrador. Atualmente estou em fase de execução de um trabalho sobre Cracídeos para um Museu de História Natural , e pretendo divulgar meus desenhos o máximo possível. Pois, em um País como o Brasil, no qual contamos com essa grandiosidade de espécies, cada trabalho de ilustração e pintura se torna importante, senão necessário, para divulgação ao público e reconhecimento internacional. Portanto, cada desenhista, pintor ou ilustrador é de essencial importância para o seu país, quer expondo em uma galeria no exterior ou em um museu local, pois arte e talento não são coisas que se adquirem de um dia para o outro.


José Merízio Junior


Contato: Rua Bahia, 1023, CEP 86025-010 Londrina PR Fone: (43) 9124-6764 anuporecatu@yahoo.com.br

AO - SERVIÇOS - LINKS
Você pode enviar perguntas ou comentários sobre este site para ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS.
Send mail to ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS with questions or comments about this web site.
Última modificação (Last modified): novembro 05, 2004