Rolf Grantsau, na sua juventude, tinha dois grandes sonhos: estudar as aves do paraíso e os beija-flores. Quando adolescente, possuía um barco, cujo nome era beija-flor.
No início da década de 60 (precisamente em 1962), chega ao Brasil o jovem biólogo e naturalista alemão, para realizar o seu sonho: estudar os beija-flores do Brasil. Ele veio com a família, esposa e filhos, e fixou residência em São Paulo. Rolf vem de uma escola cujo professor era um dos mais renomados orniotólogos da época - o alemão Erwin Stresemann.
Até o presente momento, ele publicou dois livros: “Os Beija-flores do Brasil” e “As Cobras Venenosas do Brasil”. No entanto, possui outros livros prontos para serem publicados. Ele é conhecido internacionalmente pelas suas obras e descobertas científicas.
Dentre estas descobertas, merece destaque o papagaio Amazona kawalli. Além dos trabalhos científicos, Rolf Grantsau é conhecido pelas suas pinturas de aves, mamíferos, répteis, anfíbios, peixes, orquídeas, plantas carnívoras etc.
Ele é um dos grandes desenhistas da natureza no mundo, atualmente. Aqui, nesta edição, apresenta algo de novo para muitas pessoas: o seu talento na arte da fotografia de natureza. São fotos tão belas como as suas pinturas e, o que é mais impressionante, todas elas realizadas recentemente. Apresentar Rolf Grantsau é mais do que uma honra: é uma satisfação. É falar de um amigo, de um irmão e, diria mais, quase de um pai, que me ensinou, e vem me ensinando, muito do que sei.
Pedro Cerqueira Lima

E-mail Rolf Grantsau: topaza@ig.com.br

 
AO - SERVIÇOS - LINKS
Você pode enviar perguntas ou comentários sobre este site para ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS.
Send mail to ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS with questions or comments about this web site.
Última modificação (Last modified): dezembro 30, 2003